greenpower limpa e desinfeta a Pizzaria em Lisboa Primo Basilico. Na Itália é uma tradição. Em Lisboa foi trazida pelo Primo Basílico, uma pequena pizzaria de Alfama que em dois anos se tornou local de peregrinação para os italianos que vivem na cidade, e que aqui se sentem “a casa”.Nos anos 50 do século passado, alguns padeiros de Roma tiveram uma ideia para tornar os produtos de forno mais coloridos: acrescentar molho de tomate e mozzarella à massa do pão esticada em grandes tabuleiros rectangulares. Foi assim que nasceu a pizza al taglio (à fatia), e foi logo um sucesso que se espalhou por toda a “bota”.
A clássica pizza redonda, famosa no mundo todo, não sofreu por causa da introdução deste novo conceito pois o objectivo era aquele de propôr uma alternativa mais rápida e económica. Ao longo dos anos tornou-se uma verdadeira tradição, com várias técnicas próprias desenvolvidas e ensinadas em diferentes escolas que entretanto nasceram.
Na Pizzaria em Lisboa, Primo Basílico, Massimo e Stefano, Italianos de Torino, há dois anos propõem um tipo de pizza al taglio conhecido na Itália como “teglia romana” (tabuleiro à romana). As principais características são: farinha com alta percentagem de proteínas, também chamada “farinha de força”, nacional produzida pela Granel Moagem, hidratação da massa muito elevada (80%), quantidade de fermento mínima (entre 0,4 e 0,6%, conforme à temperatura externa), 48 horas de maturação a uma temperatura constante de 4Cº, de 2 a 4 horas de levedação.
O processo de produção é bastante complicado e demoroso mas o resultado final faz com que se esqueçam quaisquer dificuldades: uma massa que estala na boca, muito leve, bem arejada e com muitas bolhas e sobretudo de altíssima digeribilidade. E testemunhas são os inumerosos italianos que peregrinam até Alfama para saborear “una fetta” de pizza como só em casa e voltar a falar um pouco na própria língua.
Mas não são só italianos os que querem saborear as delícias, entre as quais muitas vegetarianas e vegans, do Primo Basílico. Demorou um bocado por causa de ser um conceito novo, mas a curiosidade, o passa-palavra, o custo muito baixo em relação a todas as outras pizzarias de Lisboa, que se pode praticar graças a um serviço muito informal típico da pizza al taglio, também fizeram apaixonar ao Primo Basílico muitos portugueses, de Lisboa e não só.
E como homenagem à terra que lhes deu hospitalidade, os dois italianos, inventaram uma focaccia, em forma de pãozinho, recheada com sardinha em conserva, tomate e cebola frescos e orégãos, que já deliciou muitas pessoas que passaram por Alfama durante as festas de Lisboa.
FICHA TÉCNICA
TIPO DE COZINHA: italiana, vegetariana, vegan
PRODUTOS PRINCIPAIS: pizza al taglio (com legumes, enchidos italianos, vegetarianas e vegan), calzones, arancina (bola de arroz recheada) vegetariana, focaccias simples e recheadas (duas camadas de massa recheadas no meio), parmigiana de beringela (durante o inverno), lasanhas (durante o inverno), baci italiani (bolachas isentas de gluten con farinha e sêmola de miho, chocolate e amêndoas), crostatine vegan (mini-tartes de massa quebrada italiana com creme de chocolate negro e avelãs)
BEBIDAS: para além de refrigerantes e cervejas portuguesa, cerveja Nastro Azzurro italiana, vinho tinto e branco italiano
LUGARES: 8 em pé (balcões) + 21 sentados na sala do outro lado da rua
PREÇOS PRINCIPAIS:
tabuleiro 60×40 cm (8 fatias): 18 euros
fatia: 2,90
meia fatia: 1,50
menu água: 3,30
menu bebida: 3,80
menu bebida e café: 4,30
cerveja Nastro Azzurro: 1,80
vinho italiano a copo: 1,50
HORÁRIO
ter 12.30 – 00.00
qua – sex 18.00 – 00.00
sáb 12.30 – 00.00
dom e seg: fechado
Venham à Rua dos Remédios 37, ao pé do Museu do Fado, para experimentar o laboratório de cores e sabores italianos do Primo Basílico!