Dicas limpar o forno

Simplifique: não deixe os resíduos acumular.

Limpar o forno é aquela tarefa que ninguém gosta mas que tem que ser feita caso contrário, o forno vai deteriorar-se muito mais rapidamente, os resultados não são os mesmos, já para não falar  no cheiro. Mas com estas dicas simples, o forno fica limpo rapidamente e sem esforço!

LIMPEZA DE FORNOS COM LIMPEZA AUTOMÁTICA

A limpeza pirolítica é um processo de limpeza automática do forno. Para isso, é selecionado o programa de limpeza que atua a uma temperatura de 500º e permite carbonizar qualquer resíduo que esteja acumulado no interior do forno. No final, ficam apenas apenas algumas cinzas para memória. Se ainda não tem um forno com esta opção, saiba que vale muito a pena!
Porém, mesmo com este sistema, é preciso retirar os tabuleiros e calhas do forno porque as altas temperaturas deformam o material. Para limpar este materiais, recomendamos que compre um produto apropriado para limpar fornos, são muito eficazes e basta a aplicar, esperar alguns minutos e a sujidade sai sem esforço.Durante a limpeza do forno, deixe as janelas abertas porque o cheiro a queimado é muito intenso.

LIMPEZA DE FORNOS NORMAIS

No caso dos fornos sem limpeza automática, o processo é mais demorado e cansativo mas é possível ter um forno como novo seguindo algumas técnicas.

  • Antes de avançar para limpeza, ligue o forno, deixe aquecer algumas minutos e desligue. Com o forno morno é mais fácil remover os resíduos.
  • Para começar, retire os tabuleiros e calhas e limpe com um pano ou uma escova a sujidade mais solta.
  • Misture 3/4 de chávena de bicarbonato de sódio com 1/4 de chávena de água morna. Com a ajuda de  um pincel, espalhe a pasta no interior do forno. Deixe repousar durante a noite. No dia seguinte, remova pasta com uma espátula de plástico. Por fim, limpe com um pano húmido até que fique sem quaisquer resíduos da pasta.
  • Para limpar a porta do forno, use um pano humedecido numa mistura de partes iguais de de água e vinagre de vinho branco.

4 DICAS PARA EVITAR A ACUMULAÇÃO DE RESÍDUOS NO FORNO

1. Sempre que usar a grelha, coloque um tabuleiro, papel vegetal ou folha de alumínio por baixo para apanhar os resíduos de comida e gordura.
2. Assim que derramar alguma coisa no forno, limpe imediatamente para evitar secar, o que vai dificultar a limpeza.
3. O ideal será que, uma vez por semana, faça uma limpeza rápida do forno com a solução de vinagre e uma vez vez por mês, a limpeza mais profunda com pistol

mistolin
4. Siga as instruções do manual do forno para que este se mantenha me bom estado por mais tempo. Nunca use esfregão, abrasivos ou facas e outras lâminas para limpar o forno.