Como limpar o forno

Como limpar o forno

Você sabe como limpar o forno? Leia nosso artigo e confira dicas e conselhos para fazer a limpeza de seu forno de modo seguro, rápido e eficiente.

Tarefas como limpar o forno da cozinha exigem produtos específicos para que você ganhe tempo! Fazer a limpeza do forno com pistol desengordurante, por exemplo, é muito mais fácil porque o produto é especialmente elaborado para remover resíduos de gordura com praticidade.

Por questões de saúde e segurança, é importante manter todas as áreas da sua cozinha sempre limpas e higienizadas – e isso inclui também a limpeza periódica do forno, já que com o uso ele fica cheio de respingos de gordura e comida derramada.
Inclusive, grandes quantidades de alimentos queimados podem representar um risco de incêndio. Por isso, é importante ter certos cuidados.

Confira a seguir instruções de como limpar o forno do fogão de forma prática e rápida.

Como limpar forno: passo a passo

As partes móveis de seu forno, como as grelhas, podem ser limpas com água morna e detergente neutro. Já para o interior do forno, que costuma acumular restos de alimentos e gordura, o mais recomendado é utilizar produtos especialmente desenvolvidos para esse fim. Assim você não gastará muito tempo ou energia esfregando o forno, já que limpa-fornos contêm ingredientes que ajudam a remover gordura, óleo e resíduos de comida, amolecendo manchas e facilitando sua limpeza.
Ao selecionar um produto limpa-forno, você pode optar por líquidos que vêm em spray. Isso facilita bastante o trabalho. Soluções espumosas ou densas como pistol também são uma boa ideia, porque elas aderem às paredes sem escorrer, o que evita a acumulação de líquidos na base do forno. Lembre-se sempre de ler as instruções de uso e seguir as orientações de segurança contidas no rótulo.

Receita caseira para limpar forno

Se você preferir optar por uma solução caseira para limpeza do forno da cozinha, você pode preparar a seguinte receita, usando produtos que provavelmente já estão nos seus armários: misture uma parte de vinagre destilado com duas partes de bicarbonato de sódio. Acrescente uma gota de detergente para louças e adicione água até produzir uma pasta espessa.

O porém desse método é que você vai precisar preparar a mistura e depois ainda remover a pasta, o que requer empenho e braço forte: ao final da aplicação será necessário esfregar várias vezes a mesma área para retirar totalmente os resíduos.

Equipamentos para a limpeza

Antes de começar a usar a limpeza, você deve certificar-se de que possui todo o equipamento necessário. Esses acessórios não só vão facilitar o trabalho, mas também vão garantir sua segurança. Veja o que você precisa:

Luvas de borracha. Mesmo se estiver utilizando produtos naturais, você não vai querer que suas mãos fiquem cobertas de resíduos e gordura da base do forno.
Uma das melhores dicas para limpar seu forno é tentar remover resíduos de comida soltos ou grudados com uma colher ou espátula antes de dar início à limpeza. Dessa maneira, os produtos de limpeza de forno podem agir com mais facilidade, removendo sujeiras e manchas persistentes.
Cubra o piso de sua cozinha com toalhas de papel, jornais ou trapos de tecido antes de aplicar os produtos de limpeza, assim você protege o chão da sua cozinha caso alguma coisa escorra do forno.
Um pincel ou uma escova de dentes com cerdas grandes são ferramentas perfeitas para aplicar produtos caseiros em forma de pasta. Mesmo ao utilizar limpa-fornos em forma de spray, pode ser mais fácil borrifar o líquido em uma área e usar o pincel ou a escova para distribuí-lo em áreas de difícil acesso, longe do ventilador e dos elementos que geram calor, é claro.
Você pode ainda utilizar uma esponja para sujeira pesada ou uma escova com cerdas médias. O importante é soltar a sujeira sem danificar as peças.
Para limpar os resíduos de produtos de limpeza, utilize um pano que não se desintegre e não deixe fibras de tecido que podem pegar fogo dentro do forno. Um pano de microfibra lavável é o ideal.

Métodos e técnicas de limpeza do forno

Veja aqui a maneira mais simples de como limpar forno:

Remova as grelhas. Remova todas as grelhas móveis de seu forno antes de começar o trabalho. Essas prateleiras podem ser mergulhadas em um recipiente com água morna e detergente comum e depois enxaguadas e secas.
Remova resíduos de comida. Remover os excessos de resíduos de alimentos vai garantir que os produtos agirão de maneira mais eficaz.
Aplique o limpa-forno no interior do forno. Cubra apenas a base, as laterais e o painel da porta. Certifique-se de cobrir todas as partes uniformemente. Use uma escova, se necessário. Evite aplicar o produto à vedação e a outros elementos da porta.
Deixe a solução agir. Feche a porta do forno e deixe o produto agir por aproximadamente 30 minutos. Os produtos químicos e os óleos da solução vão quebrar as moléculas de gordura, facilitando sua remoção.
Utilize uma escova de cerdas médias para esfregar toda a área, exceto os componentes do ventilador. Observe com atenção as áreas problemáticas, como o interior da porta e a base do forno.
Retire o excesso. Remova o excesso de solução e resíduos utilizando um tecido lavável. Pode ser necessário enxaguar o tecido várias vezes para evitar que a sujeira se espalhe pelo forno.

Limpeza de fornos

Manutenção diária do forno
Para que a limpeza do forno seja ainda mais fácil, basta seguir algumas dicas simples que, quando colocadas em prática no dia a dia, ajudam a reduzir a sujeira e a adesão de resíduos. Seguindo essas sugestões, você verá como limpar o forno do fogão vai ficar mais fácil.

A primeira é, se possível, tentar limpar os resíduos de comida ainda frescos, antes que sequem. Para isso, assegure-se de que o forno esteja frio o suficiente para evitar o risco de queimaduras, mas também que a mancha ainda não tenha secado, para que você possa removê-la facilmente. Os resíduos que são aquecidos repetidas vezes aderem firmemente às superfícies e se tornam problemáticos. Também é bom remover as grelhas regularmente para limpá-las, de preferência uma vez por semana.

Passo importante

Sempre que for fazer tarefas em aparelhos elétricos, tais como limpar forno de fogão, sempre retire o equipamento da tomada para evitar o risco de choques elétricos. E aguarde até o eletrodoméstico estar completamente seco e sem cheiro para usá-lo novamente.

Saúde e segurança: dicas para limpar o forno
Ao utilizar produtos químicos comerciais e limpadores naturais, você deve observar essas recomendações para garantir sua segurança e proteger sua saúde durante o processo de limpeza do forno:

Abra as janelas. Ao trabalhar com produtos químicos, é fundamental manter o ambiente bem ventilado. Certifique-se de trabalhar em um espaço aberto, bem arejado e de manter as crianças longe do local.
Use roupas de proteção. Ao limpar o forno, sempre vista luvas de borracha reutilizáveis ou descartáveis. Você pode também usar óculos protetores para seus olhos.
Desligue o forno. Se possível, desconecte seu forno da fonte de gás ou de eletricidade antes de começar a limpeza. Pode ser muito perigoso limpar o forno com a energia ligada.
Evite os elementos geradores de calor. Nunca utilize os produtos de limpeza de forno diretamente nos elementos geradores de calor ou nos ventiladores (se for o caso do seu forno). Isso pode danificar o forno e impedir que ele funcione adequadamente.
Ventilação. Após limpar o forno, deixe a porta do forno aberta e evite usá-lo pelo maior período de tempo possível, de preferência algumas horas, para certificar-se de q